quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Negrejar - 2009

[...]“É preciso ter coragem para ter na pele a cor da noite” - 4X



Acendem as luzes, no palco os atores contam as piadas abaixo:

Lucas – Negro quando não suja na entrada, suja na saída... (risos)
Lorena – Branco correndo é atleta, negro correndo é ladrão... (risos)
Lucas – O que é um negro cagando? Clonagem! (risos)
Lorena – Não existe flor negra, porque negro não é flor que se cheire... (risos)
Lucas – Negro não morre afogado porque bosta não afunda. (risos)
Lorena – O Brasil só gosta de dois pretos: Asfalto e Pelé... (risos)
Lucas – Porque na África não tem cartomante?Porque negro não tem futuro... (risos)
Lorena – A diferença entre o negro e o câncer é que o câncer evolui... (risos)
Lucas – O que é um negro na lua ?
Lorena - Um negro na lua.
Lucas - O que são dois negros na lua ?
Lorena - Dois negros na lua.
Lucas - E o que são todos os negros na lua ?
Lorena – Um eclipse ?
Lucas – Não, a salvação da humanidade.(risos)

Som de tambores...
_______________________________

[...]Lindinha do Gueto (Ana) –Eu não ligo: se é preto, branco, índio... Lá em casa todo mundo é branco, eu sou morena. Mas eu devo ter algum ancestral negro, bem distante, mas tenho. Porque eu adoro os negros, curto o rebolado dos negros. Gente, o negro é lindo!


Ed – Lindo e inteligente, porque não adianta nos reduzir aos tambores e a dança, somos frutos de uma sofisticada civilização... Negro, seja como eu: Tenha orgulho de si, se negreje, ou seja, seja metido!
Música –Trecho de “Bad”,Michael Jackson.

Lindinha do Gueto – Eu adoro Michael, porque o Michael é lindo ... Chorei tanto quando ele morreu. Aquele médico assassino tem que ser preso!

Ed - Quem matou Michael Jackson foi o racismo...

Lindinha do Gueto – Ai, meu Deus! Esse povo do movimento negro vê racismo em tudo...

Ed - Minha irmã, eu vou ter paciência com você para não lhe perder, porque o seu cérebro também foi contaminado pelo racismo, sugiro que você leia o poema da Borboleta:
(Luz cai)

Voz- A Borboleta\ De manhã bem cedo\uma borboleta\saiu do casulo.\Era parda e preta.\Foi beber ao açude\e viu-se dentro de água.\Achou-se tão feia\que morreu magoada.\Ela não sabia\-boba – que Deus deu\para cada bicho\a cor que escolheu.\Um anjo a levou e\Deus ralhou com ela,\mas deu roupa nova\azul e amarela.
(Luz volta)

Ed – Narciso se enfeitiçou com sua própria beleza e por não conseguir tê-la, se mata, se mata porque é belo... A borboleta se mata porque é parda e preta.. Porque é parda e preta... Porque é parda e preta...A borboleta se mata, porque é parda e preta.
_______________________________________

[...]Alex – Eu acho interessante o Brasil, todo mundo aqui é católico, apostólico romano, todo mundo aqui é cristão, dá esmolas, vai a missa, reza sempre que pode, mas na hora que a coisa pega , é aonde que a gente vai?


Doutor (João)- O debate aqui não é esse... Não alimente estereótipos, não alimente este imaginário que o candomblé é espaço para fazer o mal, por que não é...
________________________________________

[...]Ed – Negro que é negro é de candomblé!

Mary Jane (Luniza) – Eu sou messiânica.

Lindinha do Gueto – Eu sou agnóstica!

Alex – Eu sou espírita!
Lorena – Esse negócio de ser de candomblé, Deus me livre! Deus seja louvado! Quando você ler a história do candomblé , você entende a pobreza da África...

Ed – Como assim?
Lucas de Oliveira – Como assim?! Veja a Europa e os EUA, que preferiram seguir Cristo, são desenvolvidos, já a África , meu filho, é miserável, por quê? Alias se você tirar da África, a dança e as girafas, vão restar o que ? AIDS e Macumba, por isso a pobreza, a miséria, a feiúra...
_______________________________________
[...] Bispo – Pare com isso, pare com isso agora! O que esta mulher profana, mundana, devassa quer?!


Piriguete de Cristo – Qual é o problema Seu Bispo? Eu sou batizada, católica praticante, pagodeira e piriguete... Mas “piriguete de cristo”!
Bispo – Herege!
_______________________________________
[...] PH– Ô, doutor, na real mesmo, o problema é ter status. Negro não faz parte da sociedade, só é aceito de vez em quando, quando tem grana, mas se “money que é good nós não have” não somos nada. Por isso eu desfilo de vitrine. Eu quero ser aceito. Por isso ando assim: Tênis Nike...Pram (som de caixa registradora)... Bermuda Billabong...Pram (som de caixa registradora)...Pram Casaco Puma – (som de caixa registradora)... PramÓculos Ray Ban (som de caixa registradora)... Pram...Do verbo meter, meti !.


Alex – Doutor, o senhor que é doutor na moral, me responde aí ... Por que Dorival Caymmi fala que a Bahia é a terra do branco mulato e do preto doutor e todos os meus médicos são brancos?
PH – Por que Tia Anastácia se desgraça na cozinha, mas o nome do biscoito é Dona Benta?

Alex – Por que Isaura é única escrava em que nos sentimos pena quando ela apanha?

PH – Por que a primeira novela em que a negra foi protagonista se chamava: Da cor do pecado?

Alex – Por que quando a coisa tá ruim,a coisa tá preta?

PH – Por que dia de segunda feira é dia de branco?

Alex– Por que denegrir ou enegrecer é sinônimo de ofensa?

PH - Por que a mulher negra na historia do Brasil é sempre a vulgar...

Alex – Lasciva

PH – Erotizada

Alex – FRUTO DO PECADO!
________________________________________
[...] Lindinha do Gueto – O problema de vocês é que falam mal do pagode. O pagode tem o suingue dos negros, tem a cor dos negros, eu não sou negra, mas eu acho o pagode lindo...

Lorena – Rala a xana no asfalto, esfrega a tcheca no chão, desce com a mão no tabaco, tudo até o talo... Isso é lindo?
PH – É o que negona?

Lorena – Você tá cego ô afrodescente?

PH – Não se meta, não, quem pode falar do pagode somos nós, não venha não...
_________________________________________
[...] Mary Jane – Blim – blão...Tem alguém em casa ?


Alex – Tem alguem em casa ? E eu sou o que ? Vai obssessor .

Bate a porta na cara de Mary Jane

Mary Jane – Tudo isso é culpa da Princesa Isabel!

ED – País cínico, fingido e o povo ainda é burro! Provavelmente todos vocês são gratos a princesa Isabel pelo 13 de maio.

Lindinha do Gueto – E você não?! Gente, será que vocês entendem o que ela fez? 13 de maio devia ser o seu dia de festa. A princesa Isabel aboliu a escravatura, isso é lindo, a Princesa Isabel é linda.

PH – Aí, compadres: quando eu era moleque lá no Engenho Velho de Brotas, a galera ia bater o baba lá, só que a bola era do Leite Ninho, ai o sacana dizia assim: Se eu não jogar na linha, ninguém joga. Só que a galera se “retava” logo, metia o pau nele e todo mundo saia correndo com a bola. “Aí, a avó dele, sempre dizia: isso é culpa da Princesa Isabel”

Todos – Zorra nenhuma!

P1 – Negro quando não suja na entrada, suja na saída...
Todos – Zorra nenhuma!

P2 – Branco correndo é atleta, negro correndo é ladrão...
Todos – Zorra nenhuma!

P3 – O que é um negro cagando? Clonagem!
Todos – Zorra nenhuma!

P4 – Não existe flor negra, porque negro não é flor que se cheire...
Todos – Zorra nenhuma!

P5 – Negro não morre afogado porque bosta não afunda.
Todos – Zorra nenhuma!

P6 – O Brasil só gosta de dois pretos: Asfalto e Pelé...
Todos – Zorra nenhuma!

P7 – Porque na África não tem cartomante? Porque negro não tem futuro...
Todos – Zorra nenhuma!

P8 – A diferença entre o negro e o câncer é que o câncer evolui...
Todos – Zorra nenhuma!

Som de tambores...

ED – Agora você sabe que existem dois tipos de negros: O negro violentado pelo racismo e o negro que bate de frente!
PH - Me diz que sou ridículo,\Nos teus olhos sou mal visto,
Lindinha do Gueto – Diz até tenho má índole\Mas no fundo tu me achas bonito\Lindo!
Alex - Negro sempre é vilão\Até meu bem, provar que não.

Ed – Até meu bem, provar que não\É racismo meu? Não.
Todos - Até meu bem, provar que não\É racismo meu? Não.
A luz apaga. Entra a Aluna, apenas um feixe de luz encima dela.
Aluna[Spivi] – Já que, foi a educação que engendrou esse imaginário, necessário se faz, portanto, utilizar da mesma para “desconstruir” estes estereótipos que foram passados para a sociedade.
Todos – Como assim?

Aluna – Tipo, se a educação foi capaz de construir esse modelo sobre a gente, só ela é capaz mudar. É preciso, portanto, utilizar da educação para destruir os imaginários acerca do negro. É preciso naturalizar as nossas tradições em sala de aula. A nossa cultura, os nossos sabores, as nossas histórias não podem estar em sala de aula, em um país negro como o nosso, para compor um mosaico ou para garantir que a lei seja cumprida. Então se lembrem é pelo caminho da desconstrução, que poderemos aos poucos ir refazendo o nosso imaginário. Pois até meu bem provar que não,negro sempre é vilão, até meu bem provar que não, não é racismo seu não?




Essas partes do roteiro do ano passado foram só pra dar um gostinho e uma idéia do que esperar para amanhã.